CHECKLIST DE EVENTOS 10 – 10º FIBDB – UMA DÉCADA DE VINHETAS

10º FIBDB – UMA DÉCADA DE VINHETAS


E quando damos por isso o mais carismático dos festivais de banda desenhada do nosso país celebra 10 anos de existência.

É verdade que o AMADORA BD é o de maior dimensão, que o ANICOMICS é o mais mediático/comercial, mas é em Beja onde se respira verdadeiramente tudo o que nos faz amar perdidamente esta bela arte da Banda Desenhada.

Há quem o designe como mini-Angouléme, mas BEJA consegue ser mais do que esse grande festival francofono, pois mantem-se fiel às suas convicções e sempre cumpriu o que prometeu sem cair na tentação de querer fazer um Festival de Utopias.

Cumprindo sempre com aquilo que realmente importa – a competência e o profissionalismo – em Beja, Paulo Monteiro, o homem do leme, e a sua incansanvél equipa da Bedeteca de Beja vão, ano após ano, calando quem diz que não é possível fazer algo fora das “muralhas do comodismo” da capital portuguesa.

Nos últimos anos, tal como o nosso país, também o festival se debateu com dificuldades a nível de fundos, mas graças a muitos e incansaveis colaboradores e à resiliência da Câmara Municipal de Beja, o certame resistiu a todas as provações e é com mêrito próprio que chega a este número redondo de edições.

Todos os anos o FIBDBD atrai cada vez mais e mais visitantes, muito graças à hospitilidade e humildade dos organizadores, que fazem sentir a todos os que os visitam, que fazem parte dessa grande família que é a equipa deste dinâmico festival Alentejano.

Os atractivos são mais que muitos e é já a partir do dia 31 de Maio (até 15 de Junho) que podem juntar-se a esta grande celebração da Nona Arte (e de muitas outras artes).

Para quem não lhe apeteça meter-se em auto estadas, aconselhamos vivamente a viagem de Comboio até Beja e para os sortudos que consigam ter uns diazitos de férias aconselhamos que pernoitem por lá, pois Beja é uma cidade bem interessante e a sua vida nocturna é bem simpática (sim, também há piscina municipal ao ar livre para quem tenha medo do calor).

 

david

david

Diversos autores nacionais e internacionais passarão por Beja, do qual destacamos a visita/presença do autor David Lloyd no primeiro fim-de-semana – artista que criou com o escritor Alan Moore a Banda Desenhada “V de Vingança“, que nós últimos tempos  tem estado nas bocas/olhos do mundo, graças ao uso que se faz por todo o mundo em Manifestações Populares da máscara da personagem principal desta obra, alusiva ao revolucionário Inglês Guy Fawkes, que em 1605 tentou depor o Rei James I de Inglaterra através de um atentado à bomba – e diversas exposições de grande interesse da qual destacamos a exposição feita a partir do artigo que a Sketchbook Portugal apresentou na última edição, relativa à homenagem que vários autores nacionais fizeram ao artista MIKE MIGNOLA e ao vigésimo aniversário da série HELLBOY.

Uma exposição que apresenta todos esses trabalhos em formato grande graças ao dinamismo do artista Gabriel Evangelista a.k.a.: GEvan” que com a organização do festival conseguiu dar forma a esta iniciativa.
Isto é apenas a ponta do ICEBERG, por isso façam o farnel, preparem a trouxa e metam-se ao caminho.

A Sketchbook Portugal vai tentar fazer uma devida cobertura deste seminal festival já na edição número # 7, para que quem nunca o tenha visitado e não consiga passar por lá este ano perceba porque deve fazer desta “festa” um ponto de passagem anual obrigatória.

 

Deixamos ainda os parabéns à artista Suza Monteiro que ano após ano cria o cartaz do festival de forma soberba.

 

FIBDB

tigresuza

 

 

 

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s